segunda-feira, 16 de junho de 2014

Por que eu não gostei do livro "Os 13 porquês"?


Eu peguei esse livro na biblioteca da minha escola, estava namorando ele por muitooooooo tempo, e fiquei muito feliz quando tive a oportunidade de pega-lo emprestado, li 124 páginas, sendo que as 50 primeiras eu adorei, mas estava pensando "não vejo a hora de ver a verdadeira razão pela qual Hannah Baker se matou", mas o problema é que esperei tempo demais, e conclui que Hannah Baker é uma dramática. Olha, eu não recomendo esse post para quem não teve contato com o livro, mas se você estiver lendo o risco é por conta sua, ok? Não venha reclamar depois que leu spoilers.



É o seguinte, li uma resenha no Goodreads que eu concordei com tudo que a menina falou! Se vocês quiserem ler clique aqui, mas a resenha dela está em inglês. Enfim, vou falar porque não gostei agora, citando como exemplo a primeira razão de Hannah. Na primeira fita, ela nos conta sobre o desejo dela de ter o primeiro beijo perfeito! Mas acontece que acaba não sendo como ela desejou, o menino estava com hálito de cachorro quente e mais tarde o menino falou na escola que a Hannah tentou tocar nas partes íntimas dele, ou seja, o menino se aproveitou da situação para chamar atenção e a reputação da Hannah acaba ficando meio ruim, mas enfim, não acho que se uma razão para se matar.

A segunda é o fato dela entrar numa listinha onde ela aparece como uma das mais gostosas e depois um menino acaba tocando a bunda dela e ela fica muito p* da vida, mais uma razão pela qual não me mataria, é uma coisa escrota, de fato, mas cara, para você tirar sua vida, tem que ser algo MUITO sério.

Terceira razão, uma menina fala para alguns cara que a Hannah tem uns aparelhinhos divertidos no quarto dela, ela fica muito sentida porque um cara foi falar com ela só por causa disso, MAIS uma razão pela qual não me mataria.

Quarta razão, um menino fica espionando o quarto dela, e o que ela faz? NÃO CHAMA A POLÍCIA! Fica fazendo poses meio eróticas com uma menina no quarto dela só para confirmar se tem realmente tirando foto dela e não fruto da imaginação dela, mas enfim, ELA NÃO CHAMA A POLÍCIA CARA!

Quinta, às vezes achei a maneira dela falar um tanto grossa, embora todas as pessoas tenham sido escrotas, ela fala com um ar de superior, sendo que ela mesma foi uma burra o tempo todo! Porque diabos a menina não falou com os país, foi para outra escola/cidade, sei lá cara, coisas assim tem solução e como a menina no Goodreads falou, são coisas que já aconteceram com quase todo mundo, quem nunca sofreu bullying aqui? Eu já sofri bullying pior que ela e não me matei. Embora eu não tenha sido estuprada (graças a deus), eu acho que a polícia tá ai para isso, as televisões e enfim, cara, eu simplesmente achei essa menina muito fútil! É como se ela tivesse super triste por todas as coisas ruins que aconteceram com ela e resolvesse se matar! Tem gente que quer tanto viver, passa fome na África, é escravo em fazendas, enfim, e não se matam, pois tentam procurar uma vida melhor e na minha opinião ela só fez mimi ao longo do livro *facepalm* ._.

Também não gostei da escrita do Jay Asher, achei muito noob, muito mal elaborada, sem criatividade e clichê eu já previa o que o Clay ia falar, além de a Hannah ter colocado o personagem nessa história sem ao menos ele não ter feito nada de ruim para a Hannah, ou que também não faz sentido, se ela gostava tanto dele poderia ter ser aberto com ele, sei lá, jesus...que livro ruim! Embora eu tenha passado de página bem rápido, porque queria saber o que ia acontecer com essa menina, eu fiquei esperando uma grande razão aparecer, então nem terminei o livro :).

Por favor, não pensem aqui que eu sou a favor do que fizeram com a Hannah, mas são razões que não levam ninguém a se matar. Ela foi estuprada, de fato isso é algo traumatizante, horrível, mas também acho que não faz muito sentido ela não tem falado com ninguém, ter se vingando sobre isso e tentar superar isso, a vida não é perfeita, todo mundo acaba sofrendo uns bons bocados, alguns menos outros bem mais, BEM MAIS HANNAH!

Bom, não me simpatizei com a história, não gostei da Hannah, não curti a escrita, nada! =/ Jay Asher, you failed. Vi uma menina comentando que para se matar você não precisa de uma razão séria, COMO ASSIM CARA!? Então você tem problema me desculpa...Já me precavendo, alguém pode dizer "mas para Hannah eram razões sérias", ok, então continuo achando que ela tem problema, porque não eram, ela não saber o que é sofrimento mesmo, e não viu a importância da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário