quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Resenha: O Iluminado por Stephen King

55555
O Iluminado é um livro que não me agradou, apesar de ser um livro muito admirado pelas pessoas, esse é um livro que me decepcionou e não se se lerei outro livro do Stephen King.

Danny é o personagem principal desta história, ele pode ler a mente das pessoas e ver o futuro. Ele tem um amigo chamado Tony, mas ele só aparece para ele e isso faz seus pais se preocuparem e pensem que Tony é apenas um amigo imaginário do qual ele se apegou muito. Jack é o pai de Danny, um bêbado que acaba quebrando o braço de seu filho quando vê que este acaba derramando uma bebida na peça em que estava escrevendo, esse acontecimento acaba fazendo com que sua esposa Wendy passe a olha-lo de forma diferente. Jack acaba sendo expulso de seu emprego de professor por ter batido em um aluno e sua família fica sem dinheiro e a única maneira que Jack encontra é tendo que trabalhar como zelador no hotel Overlook. Logo de cara sabemos que o hotel precisa de um zelador para trabalhar no inverno apenas por 6 meses, pois o hotel fica em uma montanha e no inverno fica repleto de neve e dificilmente alguém consegue chegar lá então é necessário que alguém tome conta. Jack aceita este emprego porque é uma maneira de reconciliar sua família após os erros que fez.

O Iluminado é um livro de terror, ou pelo menos deveria ser, pois para mim não passou de um livro sem criatividade alguma. Como sempre, eu leio livros sem saber muito sobre eles, pois eu não quer ler spoilers ou quero descobrir a maioria das coisas durante a leitura, mas enfim, O Iluminado não me deu medo e eu só li o livro porque todo mundo que leu disse que dava muito medo e eu queria experimentar esta sensação, mas animais de topiaria se mexendo não me deram medo, um cadáver de mulher em uma bacia que se levanta para asfixiar Danny não me deu medo, um homem gay vestido de cachorro e latindo para mim no meio do corredor também não me deu medo (principalmente esse). Talvez o fato do hotel ter vida e manipular tudo e todos que estão dentro dele de um pouco de medo na vida real, mas Stephen King não fez com que em seu livro desse medo, para mim pareceu um tanto bobo. 

Os personagens foram o único fator que me fez gostar do livro, achei que Stephen King conseguiu construir detalhadamente cada um deles, nos fazendo mergulhar em seus pensamentos e acontecimentos passados. Gosto quando consigo captar a essência do personagem, entendê-lo, odiá-lo ou adora-lo, mas acho que só isso não foi o suficiente para me fazer gostar do livro, pois a história em si não funcionou para mim. Eu esperava algo realmente assustador de um livro de terror e os elementos usados pelo King não foram utilizadas de forma a dar medo em mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário